Q&A: Quais os riscos do uso da Inteligência Artificial na área de Recursos Humanos?

Vejo as empresas cada vez mais utilizarem ferramentas para selecionar as pessoas, quais são os riscos disso? – Alessandra

Olá Alessandra, a aplicação de AI na área de Recursos Humanos é realmente cada vez mais relevante, principalmente devido ao potencial de as máquinas poderem exercer atividades de alta complexidade para os humanos, como por exemplo analisar milhares de currículos em poucos segundos, utilizando os mais variados modelos, e também, evidentemente, pelas questões éticas e legais envolvidas.

Evidentemente que existem vários riscos, mas o principal deles é o de automatizar completamente o processo, ou seja, passar a autonomia de decisões relevantes totalmente para os sistemas.

Outro ponto relevante, nessa área, é a questão do viés a partir de dados rotulados, típico de aprendizado supervisionado.

Na verdade, infelizmente, muitas empresas de AI vendem sistemas como se as máquinas fossem de fato mais eficazes que as pessoas em vários aspectos humanos, mas isso trata-se apenas de um hype, pois as melhores decisões dependem da inteligência humana, e o mais lógico, pelo menos para o estado da arte da tecnologia, é considerar que a força está na união de capacidades de pessoas e sistemas, não apenas na área de Recursos Humanos, mas nas mais variadas áreas do conhecimento e dentro das organizações.