Q&A: Se as máquinas já resolveram jogos complexos como Xadrez e Go, o que falta para resolverem o trading?

Sabemos que as máquinas resolveram jogos complexos como Xadrez e Go, e jogam melhor que qualquer mestre. Entretanto, o trading ainda não apresenta um robô que supere sempre o mercado. O que falta para isso? – Leonel

Olá Leonel, em primeiro lugar, note que nenhuma máquina resolveu de fato esses jogos complexos, com número absurdamente alto de combinações. Na verdade, o que acontece é que elas conseguem realmente jogar melhor, principalmente com a evolução da Inteligência Artificial.

Em outras palavras, podemos dizer que as máquinas erram menos que os humanos, jogando de forma artificialmente intuitiva para isso.

Entretanto, note que o problema de trading é ainda muito mais complexo, pois envolve decisões sem um campo limitado como o de um jogo.

Dessa forma, é natural que mesmo com a evolução de tecnologias de aprendizado de máquina e deep learning (ML/DL), com análise de grande volume de dados em tempo real (Big Data), ainda assim os gestores humanos sejam tão ou mais competitivos.

Na prática, a força de solução desse problema não está, na minha opinião, na competição de pessoas e máquinas, mas justamente na união de forças, onde quem tem as melhores estratégias e ferramentas é que domina o mercado.