Quando vale a pena investir em Inteligência Artificial?

Estou fazendo um sistema de previsão de compras para minha empresa mas já temos um algoritmo em nosso ERP que apresenta um bom resultado, vale a pena investir em inteligência artificial nesse caso? – Leonardo

Olá Leonardo, em tese, você já está operando com um sistema inteligente, mas, a menos que você já tenha um algoritmo determinístico, ou seja, que resolva o problema com precisão para qualquer conjunto de dados de entrada, eu considero relevante no mínimo estudar a aplicação do estado da arte da Inteligência Artificial, principalmente com a evolução de diversas ferramentas na área, como o clássico aprendizado de máquina.

No seu caso específico de previsão, que envolve um volume infinito de variáveis e cenários futuros, e uma aplicação estratégica de redução de custos, eu diria que pode ser ainda mais relevante.

Entretanto, como seu sistema atual já apresenta um bom resultado, talvez seja mais interessante para sua empresa focar inicialmente em problemas e onde os algoritmos existentes não estão indo bem, ou ainda, principalmente, eles sequer existem, devido à complexidade do problema e dificuldades de modelagem.

E, na prática, essa é uma das grandes vantagens do aprendizado de máquina (AI/ML), uma vez que apenas a partir do histórico de dados você poderá trabalhar na busca de modelos e algoritmos que podem ser o diferencial estratégico para sua empresa.