Qual o impacto da Inteligência Artificial para detecção de fraudes?

Vejo muitas notícias sobre melhorias na área de segurança e detecção de fraudes, mas até que ponto tecnologias como machine learning realmente podem impactar para isso? – Júlio

Olá Júlio, em tese, existe um grande trabalho a ser explorado em termos de análise inteligente de dados onde realmente a Inteligência Artificial pode contribuir cada vez mais, de forma automatizada e autônoma.

Entretanto, não podemos esquecer que as ferramentas de AI estão disponíveis para todos, e, portanto, assim como existe inteligência existe a contrainteligência, e isso se mostra também como uma ameaça maior, uma vez que as fraudes podem ser cada vez mais sofisticadas e complexas, usando justamente as mesmas ferramentas.

Seja como for, fazendo apenas uma análise em termos técnicos da inteligência, o grande benefício está na capacidade cognitiva das máquinas em tempo real, mesmo com grandes volumes de dados, que pode até ser superior à humana, identificando padrões e comportamentos de risco, muitas vezes de forma diferenciada dos padrões de algoritmos escritos por programadores, como feito tradicionalmente.

Principalmente quando unimos essa nova capacidade à inteligência existente, ou seja, das pessoas.