Qual o impacto da Inteligência Artificial para a inovação?

Gostaria de aumentar a inovação em minha empresa, mas fazendo algo inovador para isso. Até que ponto máquinas ou sistemas inteligentes podem ajudar para isso? – Luis Felipe

Olá Luis Felipe, em primeiro lugar, é importante perceber que as máquinas podem ajudar na prática discricionária da inovação sistêmica, ou seja, uma espécie de criatividade aumentada.

Na verdade, penso que apesar de criatividade não ser o mesmo que inovação, não existe ROI e inovação de ruptura sem a profunda valorização da criatividade e de seus autores, e de sua liderança permanente no processo, afinal, se eles são capazes de criar o arquétipo, ou as ideias originais, muito mais serão de atualizar elas e transformar em novas inovações.

Nesse sentido, acredito que os melhores inovadores hoje são os que conseguem alinhar sua capacidade criativa com as melhores ferramentas para isso, até porque as máquinas podem também inovar, encontrando padrões e ideias que nenhuma pessoa descobriu ou pensou antes.

E isso acontece porque o mercado permite a livre competição de estratégias, que podem unir a força de pessoas e máquinas.