Q&A: Planejamento coletivo pode levar à inteligência artificial forte?

Criar máquinas com sistemas cognitivos que possuem modelos treinados por especialistas, e com capacidade de planejamento coletivo, pode levar à inteligência artificial forte? – Daniel

Olá Daniel, boa pergunta, uma vez que atingir a inteligência artificial forte, ou ainda genérica, é um dos objetivos da ciência. Mas como ela não existe na prática, todas as hipóteses são válidas para teste.

Sua visão está relacionada aos modelos de inteligência coletiva, porém as arquiteturas cognitivas mais avançadas partem de modelos diferenciados que buscam de alguma forma emular os processos de pensamento e raciocínio humanos.

Tendo sucesso na descoberta desses modelos, ou seja, que de fato consigam ser tão inteligentes como as pessoas, o próximo passo seria justamente o da colaboração entre vários sistemas.

Seja como for, a realidade é que nenhum desses modelos conseguiu ser eficiente o suficiente para superar o famoso Teste de Turing, que comprove sua capacidade cognitiva genérica e no mínimo no nível humano.