Q&A: Qual linguagem de programação devo usar para desenvolver Robôs Investidores com Inteligência Artificial?

Terminei os 3 módulos do seu curso, gostei bastante, Parabéns!! Vamos lá, apesar de ser uma teoria essa parte da arquitetura, gostaria de saber qual linguagem de programação o senhor aconselha ser utilizada para o desenvolvimento desse sistema?? Seria o Phyton uma boa escolha? – Robson

Olá Robson, parabéns, muito obrigado pelo feedback.

Na minha opinião, tudo começa justamente pela arquitetura e planejamento, principalmente em uma área tão estratégica como robôs investidores. Em termos de linguagem, se você for adotar Machine Learning, as opções mais utilizadas são Python e R, principalmente para construção de modelos. Em sistemas de alta frequência (HFT) é normal portar para linguagens compiladas e mais rápidas, como por exemplo C++ e Java.

É importante lembrar que Inteligência Artificial também pode ser construída através de algoritmos escritos diretamente (sem Machine Learning) e nesse caso o importante é escolher a linguagem da plataforma utilizada, se adaptando a ela. Dessa forma, esteja atento para, conforme a complexidade da arquitetura, utilizar mais de uma linguagem.

Por fim, lembro que foi lançado o Módulo 4 do Curso, com foco em Processamento de Linguagem Natural (NLP), onde Python perde força para linguagens como C++ e Java.

O que precisar a mais é só avisar.