Q&A: como começar com robôs traders e inteligência artificial?

Não sei nada sobre robôs e também sobre Inteligência Artificial. Tenho lido bastante sobre IA e acredito que pode ser uma ferramenta muito interessante no trading. Para um novato como eu nessa área, o que você sugeriria? – Cesar Eduardo

Olá Cesar, se você não sabe nada sobre robôs, então encontrou a plataforma ideal para aprender sobre eles!

Mas não esqueça que esse é um processo de aprendizado onde o ideal é não queimar etapas, e portanto me parece que o mais lógico é você começar aprendendo sobre expert advisors (EAs), que são os robôs das plataformas MT4/MT5.

Minha sugestão, para isso, é começar escolhendo alguns robôs prontos (veja o Codebase, com vários exemplos).

Se você tiver aprendido um pouco, já saberá no mínimo instalar um robô, criar um setup a partir de backtesting, otimizando os parâmetros de entrada do EA, e, certamente, colocando ele para rodar, obviamente em conta demonstração, i.e., não vá para conta real enquanto não se considerar apto para isso, e quando se considerar, opere com a mínima exposição que conseguir, até validar seu novo expertise.

Superada essa fase, recomendo conhecer a estrutura de um EA, e para isso um bom artigo está em https://www.mql5.com/pt/articles/1495

Se você tiver superado essas duas fases anteriores, pode começar a pensar em robôs com IA, e nesse caso recomendo começar pelo artigo em https://www.mql5.com/pt/articles/1447 utilizando uma rede simples e rasa, baseada em perceptrons.

Mas esse é um caminho sem volta, e quando você perceber, estará pensando em criar robôs realmente inteligentes, autônomos e, principalmente, que gerem o retorno esperado após tanto estudo.

Antes que você me pergunte quanto tempo dura esse processo, e quando irá se considerar um especialista, posso passar minha experiência pessoal, pois estou a quase 40 anos estudando robôs e inteligência artificial, e todo dia aprendo algo novo, ou seja, na minha opinião, é um processo desafiador, e para toda a vida.

Qualquer dúvida durante alguma dessas etapas é só perguntar aqui.

Sds.,
Rogério Figurelli